domingo, 15 de janeiro de 2012

Fórum Social Mundial

Frei Betto, jornal O Dia

      Rio - Porto Alegre abrigará, de 24 a 29 deste mês de janeiro, o Fórum Social Mundial (FSM), centrado no tema ‘Crise capitalista — justiça social e ambiental’. O evento é uma das atividades preparatórias da Cúpula dos Povos da Rio+20, em junho.
      O FSM se realiza no momento em que vários povos se movimentam por liberdade e democracia, como ocorre no mundo árabe. No Ocidente, a crise do capitalismo suscita o movimento Ocupem Wall Street. As duas manifestações têm clareza sobre o que não se quer, mas não apresentam propostas alternativas.
      Em 15 de outubro, houve mobilizações em quase mil cidades de 82 países! No mundo andino, povos indígenas questionam o modelo capitalista de desenvolvimento e resgatam os valores do bem viver — sumak kawsay.
      Como resultado da incompetência de um sistema que prioriza a acumulação privada da riqueza em detrimento dos direitos humanos, sociais e ambientais, o capitalismo conhece nova crise.
      Do lado da esperança, e após três décadas de globocolonização neoliberal, as manifestações sinalizam valores positivos como a solidariedade, a defesa da igualdade, a busca de justiça, o reconhecimento da diversidade e a preservação ambiental.
      Se outro mundo é possível, isso se dará a partir da convergência de todas essas mobilizações, do diálogo entre as forças sociais e de políticas convencidas de que dentro do capitalismo não há salvação para o futuro da humanidade.
      O FSM de Porto Alegre 2012 deverá ser o ponto de encontro de sujeitos políticos capazes de apontar uma saída para a crise e as bases de construção de um novo modelo civilizatório. E dele poderão brotar propostas temáticas para abastecer aqueles que, em junho, se encontrarão na Cúpula dos Povos (Rio+20).


      Frei Betto é escritor, autor de ‘O amor fecunda o Universo – ecologia e espiritualidade’, em parceria com Marcelo Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário