terça-feira, 16 de outubro de 2012

Novo dispositivo para tratamento de insuficiência cardíaca

Jornal do Brasil


Um dispositivo semelhante a um MP3 que produz estímulos elétricos para melhorar a função cardíaca de pacientes com insuficiência cardíaca congestiva é a novidade israelense que está sendo testada em 200 pacientes em 50 centros médicos nos EUA.
O dispositivo, chamado Cardiofit, ataca um desequilíbrio nos ramos simpático e parassimpático do sistema nervoso autônomo, que regula a atividade do músculo cardíaco. Para visualizar a forma como ele funciona, basta imaginar o ramo simpático como o pedal do acelerador de um carro e o parassimpático como o pedal do freio.
"Se o 'pedal do acelerador' faz o 'carro' andar muito rápido, medicamentos convencionais podem tratar disso", diz Ehud Cohen, CEO da BioControl. "Mas o 'freio do pedal' não pode ser tratado e é isso que nós fazemos". O Cardiofit estimula o nervo vago a ativar o sistema nervoso parassimpático que, por sua vez, alivia os sintomas de insuficiência cardíaca e reverte a deterioração pelo desencadeamento de mecanismos de cura no músculo do coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário