Rio -  Uma observadora internacional das eleições da Venezuela escreveu sobre o que viu. Brasileira, representando órgão de imprensa nacional, disse que seu grupo de observadores era formado por uruguaios, bolivianos, suíços, argentinos e equatorianos e que visitara vários centros de votação, nas cidades e no campo. Relatou a organização das eleições e o sistema de votação, considerado seguro e transparente. Chávez ganhou com quase dez pontos de diferença sobre Capriles, seu opositor. Disse que não é possível concordar com a parcela da mídia brasileira que o chama de ditador. No mesmo dia, no Brasil, realizamos eleições municipais, sob a midiatização de julgamento no STF.
Analisei e submeti a uma banca de doutoramento numa universidade pública o papel da mídia nas eleições presidenciais de 2010. Muitos dos escândalos alardeados e que foram condição para a realização de segundo turno naquelas eleições não se confirmaram. Das acusações à ministra Erenice Guerra, restou um pedido de arquivamento pelo Ministério Público Federal, o mesmo que promove as acusações no Mensalão. A Justiça liminarmente acolheu o pedido de arquivamento do MPF, mas o órgão de imprensa, que em longas reportagens durante 16 dias promoveu as acusações, o noticiou no dia 26 de julho passado em singelos 18 segundos.
Joe Wallach, americano que desempenhou importante papel na profissionalização da televisão brasileira, lançou no ano passado livro no qual transcreve memorando de 1962 explicitando o que fariam quando conquistassem a credibilidade da sociedade: “Entraríamos com muito cuidado na área de notícias e política até que a reputação do canal estivesse bem garantida.”
Para entender certas vitórias eleitorais, o consenso em torno destas candidaturas e as amplas coligações que se formaram para garanti-las, é preciso considerar o quadro no qual se desenvolvem as obras e os negócios para os grandes eventos mundiais que se realizarão no Brasil em 2014 e 2016 e a lucratividade de empreiteiras e certas empresas de comunicação.
Doutor em Ciência Política pela UFF e juiz de Direito. Membro da Associação Juízes para a Democracia