domingo, 12 de agosto de 2012

Rosane Gutjahr: Muito além da saudade

O Dia


Rio -  Não bastasse a dor de perder o amor da minha vida, conviver com a falta de respostas e da punição para os culpados que o tiraram de mim, a dor de ver minha filha crescer sem o pai é dilacerante. Este Dia dos Pais me faz pensar: que vida ela teria se o pai dela não tivesse sido tragicamente tirado de nós? Que consequências essa ausência trará na personalidade dela? São algumas das muitas perguntas que me faço todas as noites. Sei que moro em um país onde é dito que a Justiça é morosa e muitas vezes peca pela falta de punição; mas continuo acreditando na Justiça brasileira.

Nós nos aproximamos de quase seis anos do talvez maior acidente do espaço aéreo brasileiro, a tragédia causada pelo jato Legacy, que matou 154 pessoas do Voo 1907 da Gol e que ainda espera punição para os culpados. Uma colisão aérea, um fato até então quase inacreditável, tirou meu marido da minha vida. Como não punir os pilotos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, que estavam no Legacy? Será mesmo que uma pessoa que entra num avião, sem qualquer responsabilidade, não deveria ser condenada por homicídio doloso? Pois aí estava minha primeira grande decepção, já que eles em abril de 2011 foram indiciados por homicídio culposo e condenados em primeira instância a cumprir serviços comunitários. Seus brevês foram cassados pelo período de quatro anos.

Essa condenação de primeira instância seria justa para quem matou 154 pessoas? A quem devo pedir ajuda para que os culpados sejam condenados e cassados permanentemente? Será que alguém, além das 154 famílias, realmente se importa com as vidas que foram perdidas? E nessa espera dolorosa e angustiante, mais um Dia dos Pais chega. Mais um ano que terei que explicar para a minha pequena, agora com 10 anos, que “agora papai é um anjo” e nos vê lá de cima. Como é difícil para uma mãe ver o sofrimento da filha e não poder fazer nada. Eu sei que a condenação dos culpados não trará meu marido de volta, mas pelo menos seria uma maneira de dar às 154 vítimas o descanso merecido.

Rosane Gutjahr é diretora da Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907

Nenhum comentário:

Postar um comentário