sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Leda Nagle: Planos de saúde - Lei neles!

O Dia

Rio -  Eu gostei quando as operadoras de celular receberam um castigo do governo. Aliás, merecido castigo. Não sei se o susto vai fazer com que elas melhorem seu serviço, nem se elas vão aprender com a punição. A operadora que eu uso nem foi punida, mas deveria. A cada dia que passa fica pior. Ontem, por exemplo, de cada torpedo que você mandava ela multiplicava a mensagem e a pessoa para a qual sua única mensagem deveria ser enviada, recebia quatro vezes seguida o mesmo texto . E fica tudo por isto mesmo. E a gente fica sem saber se pagou por uma mensagem só ou por várias e até mesmo se outra mensagem que você mandou foi realmente enviada. Comentando com amigos, descobri que pode ser pior. Uma mensagem mandada de manhã pode chegar na madrugada seguinte, assustando o pobre consumidor e prejudicando a comunicação. E de novo fica tudo por isto mesmo . E quando a ligação cai, uma , duas ou mais vezes, num mesmo telefonema, e você é obrigada a ligar repetidas vezes, na tentativa de terminar o assunto começado? Suspeita-se que seja de propósito, para que o consumidor pague mais por sua conversa. Como é difícil a vida do consumidor. Como a prestação de serviço ainda é uma pedra no sapato da gente. Como ainda temos que caminhar, reclamar, gritar e ficar no vácuo para ser bem atendido ou, pelo menos, para receber o serviço pelo qual se pagou ou se paga no país inteiro. O consumidor melhorou nos últimos anos, passou a reclamar mais, os Procons do país estão abarrotados de reclamações e de busca de soluções, mas as empresas, de modo geral, ainda não acordaram para os problemas que geram, sem querer ou querendo. O Código de Defesa do Consumidor já é maior de idade e ainda não é cumprido como deveria ser. Ainda é preciso perder muito tempo, se aborrecer, se estressar para ter, ou tentar ter, seu direito respeitado. Nem sempre dá certo. É assim com a TV a cabo, com os bancos, ou quando você compra um eletrodoméstico, tem direito a instalação grátis, agenda na empresa e quando o técnico chega na sua casa quer um dinheiro por fora, para fazer a tal instalação. Você vai ao médico, ele pede um exame, você tem plano de saúde e liga para marcar o tal procedimento, fica horas ouvindo musiquinha e quando consegue ser atendido o exame só pode ser marcado para o ano que vem. A agência reguladora já definiu prazos, os planos de saúde sabem disto, mas não respeitam. O que fazer? Reclamar. Mas se você for reclamar de tudo não vai ter tempo de trabalhar para pagar o plano. Quer saber? Estou torcendo para o governo dar um bom castigo nestes planos de saúde. A hora é deles.

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