quinta-feira, 10 de maio de 2012

Os ativos tóxicos voltam a assustar

POR LUISA BELCHIOR
Folha de São Paulo



      Os ativos tóxicos dos bancos da Espanha eram um assunto um pouco esquecido por aqui. Não porque não existissem mais, mas pela fila de temas como cortes de gastos, desconfiança de mercado, mudança de governo e afins acumulados nos noticiários espanhóis desde a crise.
Na semana passada, por acaso, um amigo advogado espanhol contava casos do escritório de gestão dos tais ativos tóxicos no qual trabalha. Dizia como está sendo cada vez mais difícil se livrar desses ativos, acumulados no estouro da bolha imobiliária que se acumulou na Espanha alguns anos antes da crise.
     Ele, como muitos analistas, acha que o crédito imobiliário ainda está no cerne desta crise e pode voltar a trazer problemas para o país.  Segundo o jornal “El País”, os bancos espanhóis acumularam em 2011 180 bilhões de euros (cerca de R$ 430 bilhões) em ativos tóxicos.
Dias depois, na segunda-feira, Rodrigo Rato, ex-FMI, ex-vice da Espanha e até então presidente do Bankia, a terceira maior entidade financeira da Espanha, se demitia por causa de uma crise na gestão desses ativos que vem se acumulado desde 2010. E ontem, para salvar o banco e as contas de 10 milhões de clientes dele, o governo anunciava sua estatização.
      Na “sexta-feira negra” –como vem sendo chamado esse dia da semana por conta de cortes que o governo anuncia toda semana–, o premiê Mariano Rajoy vai detalhar o plano de resgate do banco e ainda anunciar um pacote de reformas do sistema bancário.
      Uma das medidas vai facilitar a venda de imóveis e tentar limpar esses ativos imobiliários, algo que os mercados e bancos de investimento vêm pedindo desde 2010.
      Mas há muita gente por aqui que não vê solução. Isso porque os imóveis já estão muito mais baratos que antes da crise e, mesmo assim, os ativos continuam empacados. No escritório do meu amigo, os casos que passam pelas suas mãos são inacreditáveis. Casas que foram compradas a 300 mil euros são renegociadas hoje por não mais de 60 mil euros.
      Como tudo é uma questão de perspectiva, a notícia é boa para quem quer comprar imóveis por aqui…
      Para dar uma fatia de humor à situação, espanhóis têm compartilhado esta foto pelas redes sociais desde o anúncio de estatização do Bankia:


Nenhum comentário:

Postar um comentário