Rio -  Toda vez que eu converso com o microbiologista Roberto Figueiredo, Dr. Bactéria, eu aprendo alguma coisa e, ao mesmo tempo, descubro que faço dezenas de coisas erradas ao lidar com a alimentação da minha casa. Foi ele a primeira pessoa que me disse que ovos não se guarda na porta da geladeira. Confesso que não levei tanta fé assim porque, afinal, as geladeiras sempre têm (ou tinham) o espaço destinado aos ovos na porta da geladeira.
Com o tempo e, porque tive que comprar uma nova geladeira, descobri que ovos não ficam mais na porta do refrigerador. Agora, ficam perto do congelador, dentro da geladeira. Na parte mais alta. E não é que ele estava certo? Até a indústria se rendeu. Agora ele vem falar que comida pronta só pode ficar por duas horas em cima do fogão. Depois deste tempo é geladeira e sem tampa, até esfriar. Só depois de fria potes com comida podem ser tampados.
Aliás, segundo o Dr. Bactéria, as bactérias não alteram a aparência dos alimentos. Portanto, não adianta ficar olhando a comida, perguntando pra todo mundo que chega na sua cozinha se a pessoa acha que a comida está estragada ou boa pro consumo. As aparências enganam também nesta situação. Pode estar com uma cara ótima e estar totalmente estragada. É melhor não arriscar. A mesma máxima vale para o pão. Se uma fatia estiver embolorada, jogue o pão todo fora. O problema não é comer bolor. O bolor do queijo roquefort não faz mal. O queijo é assim mesmo. Mas o do pão não é igual e faz mal.
Outra coisa que não pode ser comida é produto fora da validade. Mesmo se tiver vencido há poucos minutos é lixo sem dó nem piedade. E nada de comer fruta nas feiras ou supermercados. Se quiser comê-las leve para casa, lave bem e desinfete com uma colher de sopa de água sanitária num litro de água, depois de deixá-las por uma hora na geladeira. Ou use um daqueles produtos líquidos ou em comprimidos que vendem nos mercados.
Quanto aos ovos, aqueles que deixaram a porta da geladeira, também não podem ser lavados antes de gelados. Se quiser lavá-los, só depois de duas horas na geladeira. E nada de ovo com gema mole, nem maionese caseira, nem pense em beber leite tirado na hora, da vaca. E não ferva o leite. Deixe esquentar, quando levantar fervura, espere 4 minutos e desligue. E nada de verificar a temperatura dele ou de qualquer alimento com o dedinho mindinho. Compre um termômetro. Pode até ser aquele que vende na farmácia. Se uma fatia estiver embolorada, jogue o pão todo fora. Outra coisa que não pode ser comida é produto fora da validade.