terça-feira, 3 de julho de 2012

Aprovação é qualidade em educação???

Esta semana estourou a pressão em cima dos professores das escolas estaduais do Rio de Janeiro com a publicação da lista das 350 "melhores" escolas do Estado, critério este baseado no quantitativo de alunos aprovados no ano passado.

Qual é a realidade nas escolas? Por mais que muitos se esforcem para denegrir a imagem do profissional da educação, basta alguém de bom senso e boas intenções frequentar qualquer escola pública no Brasil para ver o esforço dos professores para desempenharem suas funções, mesmo muitas escolas não proporcionando acesso aos laboratórios de informática (quando tem), biblioteca atualizada e com livros em número suficiente para trabalho com as turmas, mapas, etc.. Temos ainda salas superlotadas com uma média de 40 alunos em salas nas quais 30 já lotam o espaço. Há falta de inspetores de pátio e corredor em número suficiente, Há falta de famílias interessadas em cobrar dos seus filhos o mínimo interesse pelo estudo (em minha escola os professores já desistiram , faz tempo, de exercícios de casa, pois ninguém faz), com alunos entrando sempre no segundo horário (se o professor chegar no segundo horário é falta no dia, mas o aluno é sempre cheio de direitos que prejudicam sua formação para o futuro), matando aula, recusando-se a fazer provas, testes, atividades para nota- "não esquenta, professora, que eu deixei sua matéria para "independência". Ah, esta é outra aberração da educação brasileira: o aluno tem direito a perder em até 2 matérias, que ele "leva" para a série seguinte. Há falta de profissionais em sala de aula, portanto, não há profissionais para ministrar a tal dependência de forma decente. Assim, cabe aos professores "quebrarem este galho", e os alunos malandros se vangloriam de não estudar para fazer trabalhinho na dependência e passar. Ralar para quê?

E a grande esquizofrenia disto tudo é querer bons resultados destes alunos no SAERJ, na Prova Brasil, ENEM, etc.. Pior é conseguir bom desempenho na vida, pois o aluno é o "intocável" na escola pelas graças do ECA e sua má interpretação. Quem não aprende a ter disciplina e respeito pelos outros na família e na escola vai aprender onde?

Mas nada disto dito até aqui vale de alguma coisa, pois os grandes "experts" da educação são os burocratas, não nós, profissionais com anos e anos de prática.

Para encerrar...


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