René-François-Auguste Rodin, mestre mundial das artes plásticas, nasceu em 12 de novembro de 1840 em Paris. Filho de uma família de poucos recursos, estudou desenho a partir dos 13 anos. Aos 18, após ser reprovado três vezes no exame da Escola de Belas Artes, passou a trabalhar como moldador, confeccionando objetos ornamentais. Ao ter recusada a primeira obra que enviou ao salão oficial, O Homem de Nariz Quebrado (1864), afastou-se das exposições.
Fascinado pelas esculturas de Michelangelo e Donatello, produziu A Idade de Bronze (1875-1876). A obra, tamanha era a perfeição, causou escândalo entre os críticos, que acreditavam ter ela tido como molde um homem verdadeiro. Em 1880, no decorrer dos trabalhos para a fabricação da Porta do Paraíso, obra encomendada pelo Museu de Artes Decorativas de Paris, Rodin produziu importantes esculturas de alto impacto, como O Pensador (1880) e O Beijo (1886).
Por volta de 1885, o escultor iniciou um caso com a aluna Camille Claudel, o mais tempestuoso que teve. Em 1908, instalou-se no Hotel Biron, que se transformaria, após sua morte, no Museu Rodin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário