quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A “Brincadeira” II

      Continuando nossa conversa iniciada na última postagem (terça, dia 04/10), pergunto: qual é a importância dada pelo povo brasileiro à educação? Analisemos dois momentos vistos esta semana nos meios de comunicação e façamos perguntas pertinentes (terão respostas?).
      Cena 1: fãs adolescentes, menores de idade, acompanhados ou não por seus pais, em pleno meio de semana, em delírio atrás do cantor canadense Justin Bieber. Idolatria pura, gerada por conglomerados da indústria cultural para vender o seu ídolo. Pergunta 1: estas crianças não teriam que estar em sala de aula? Onde estão os órgãos competentes, tão céleres em casos de problemas que alunos venham a ter dentro das escolas, mas tão ausentes em um caso como este? Afinal, pelo que eu saiba a pura presença e/ou autorização dos pais para que seus filhos faltem dias e dias de aula não justificam tal desatino. Mensagem passada pelo acontecimento: assistir aula não é tão importante quanto assistir o Justin! Pontos para a ignorância (idolatrem ídolos com pés de barro!), perda para a educação.
      Cena 2: novela Fina Estampa, horário que sabemos que nossas crianças e adolescentes estão assistindo televisão. A personagem, menor de idade, freqüenta livremente o baile funk, e apresenta uma “música” de sua autoria, na qual afirma que é péssima na escola, que tira zero em quase tudo, mas tira 10 no popozão. E a mãe uma criatura abestada, exclama que sabia que a filha tinha talento! Talento para quê???? Para afirmar mais uma vez o triste estereótipo de que a jovem da favela não dá para o estudo, só para o funk? Vai o quê, na novela, virar mulher fruta? Tudo muito triste, mesmo porque nós, professores, estamos cansados de presenciar o quanto falta de diálogo entre boa parte dos nossos alunos e seus pais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário