sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O Rio continua lindo. Apesar de tudo

Leda Nagle, O Dia

      Acordei com uma mensagem de uma amiga, que está fazendo uma longa viagem e, neste momento, está descobrindo a Croácia. Encantada com o passeio, pergunta como estão as coisas por aqui. Sinceridade? Por aqui está tudo igual, na mais completa desordem. Qualquer carro enguiçado no túnel de São Conrado para a cidade inteira, o Rebouças e até a Perimetral.
      Bastam três pingos de chuva e todo mundo já sabe: o trânsito passa de lento a insuportável. Para a Barra, então, não tem mais hora. Sempre igual: tudo parado. Piora e muito com as várias blitzes para pegar motoqueiros infratores. Pelo menos neste caso, mesmo quando nenhum bandido é encontrado, a gente tem a sensação de que alguém está fazendo algo para dar a impressão que a insegurança geral, um dia, ainda vai diminuir. A situação da saúde também está dramática. Um rapaz de 21 anos cai de uma laje na Baixada Fluminense, percorre, inconsciente, 80 quilômetros durante 7 horas, numa romaria por cinco hospitais para ser internado. A peregrinação do Gabriel mereceu várias notas oficiais, todas explicando a burocracia, a falta de neurologistas ou aparelhos de tomografia queimados. Enfim, justificando o injustificável. No domingo de manhã, um estudante de Direito, que foi a uma festa à fantasia vestido de policial, furtou ônibus, dirigiu 23 quilômetros, fez vítimas, bateu em vários carros. O pai admitiu que ele bebeu; só conseguiu ser preso quando o ônibus parou.
      Na Internet e na TV um vídeo mostrou o despreparo no socorro às vítimas do acidente do bonde de Santa Teresa, e os bondes só voltam a circular no bairro dentro de um ano. Jovens criaram nova diversão: recreio alucinógeno na Quinta da Boa Vista, com direito a drogas e bebidas. Mas nem tudo está perdido. Há novidades por aqui. Não sei se interessam a todos e todas, mas vamos lá: a seleção brasileira ainda não tem time, mas já tem uniforme novo para buscar o ouro inédito nos Jogos Olímpicos de 2012. Ainda não se sabe se o prazo de entrega será cumprido, mas os operários das obras do Maracanã voltaram ao trabalho depois de 19 dias em greve. O Rock in Rio promete ser um sucesso extraordinário. Quarta-feira que vem tem outro jogo Brasil x Argentina.
      A cantora Rihanna adorou o Rio, a praia e a caipirinha e fez até uma tatuagem de henna. E Roberto Carlos já marcou datas para seus shows de dezembro: dias 8 e 9 no Citibank Hall e nos dias 20 e 21 o Rei canta no Vivo Rio. O ano está voando, a primavera chega hoje, com ou sem sol, e já está na hora de voltar pra ginástica, fechar a boca e começar a fazer aquela pergunta: você já sabe o que vai fazer no réveillon? Noticia boa mesmo só aquela de sempre: o Rio de Janeiro continua lindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário