sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Leda Nagle: Falta eficiência! Sobram reclamações!

O Dia


Rio -  Que coisa desagradável é a prestação de serviços no Brasil. Tudo é difícil, tudo não pode, nada funciona. Para instalar novas tomadas em casa a pessoa praticamente precisa implorar a um eletricista, que marca várias vezes, falta todas e, quando chega, depois de outros muitos telefonemas, está sem as ferramentas necessárias. Para consertar a máquina de lavar, outro drama.
Liga-se para a assistência técnica, que fica em São Paulo e, depois de escutar horas de musiquinha, você até tem a indicação do serviço. Pena que fica a 80 quilômetros da sua casa e, claro, o técnico não tem a menor intenção de atravessar a cidade para atender você. Sua TV queimou? Outra confusão. Você tem que levar o aparelho até a loja, onde fica sabendo que só pra dar o orçamento o prazo chega a ser de 15 dias úteis. O mesmo vale para o computador.
A justificativa? Muitos computadores estão quebrando e são poucos os técnicos. Se você comprar um novo eletrodoméstico também se prepare. Não basta comprar numa loja confiável e ficar toda feliz porque a loja entregou dentro do prazo. É preciso instalar o bendito. Aqui em casa, tem uma coifa de fogão, dentro da caixa, linda e branquinha, esperando por um instalador há meses. Sim, porque não consegui alguém que tirasse a velha e colocasse a nova na mesma operação.
E as compras feitas pela internet no supermercado sofisticado? Tudo que era pra chegar congelado, tipo frango, peixe e carne, chega totalmente derretido, apesar da taxa de entrega ser alta. Aí você vai pro telefone, manda e-mail, reclama e até consegue que eles troquem as compras, mas e o aborrecimento e o estresse? Quem paga? E o pedido da água de coco? Às vezes chega, às vezes não. O motivo da falha? Tanto pode ser a desculpa mais comum — o carro quebrou — ou a mais simplória: o entregador esqueceu. E quando você fica sem internet? Liga e fica horas ouvindo musiquinha e ela, a internet, só volta quando bem entende. O mesmo vale para o celular.
Tem operadora que para completar o assunto de um telefonema são necessárias três ligações seguidas. Claro que você pode procurar o Procon, mas serão tantas reclamações que você, certamente, não vai fazer mais nada na vida. Já sabe a última moda dos celulares? Ficam mudos quando falta luz. Não é simpático? Mas isto não é nem tão grave, diante das queixas de uma amiga minha que passou o Carnaval inteiro com uma crise de asma e não achou nenhum de seus médicos que pudesse atendê-la. Uma outra precisa trocar o piso da varanda e, com todo o material comprado desde o ano passado, ainda está esperando que o instalador compareça. Faltam técnicos, falta compromisso e falta eficiência. Sobram reclamações! 

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