quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Índices da Imbecilidade Humana

    Essa semana três assuntos aparentemente não correlatos me chamaram a atenção. Vejamos:
* Justin Bieber veio ao Brasil "cantar" para seus fãs, muitos deles em uma espera de meses na fila (esses adolescentes não estudam?). Andou com prostitutas, pichou, chamou repórteres para briga. Não sei se em outros países o talzinho comporta-se dessa forma, mas aqui no Brasil ele sentiu-se a vontade para agir com tanta falta de urbanidade.
* Políticos, em um rasgo de sinceridade, teceram suas infelizes considerações sobre os mendigos. Comida de peixe ( uma sobrevivência infeliz da ditadura), eis o único destino digno para esses seres humanos que não são nada, em um país no qual todos os seus habitantes, com exceção dos políticos, são considerados cidadãos de segunda classe, e há legislação severa em defesa dos animais.
* Na revista Superinteressante dessa semana foi publicada uma matéria dando conta do verdadeiro ódio que vem sendo gerado, nos últimos anos, em relação às pessoas obesas. Mais uma forma de agressão entre seres humanos que são peritos em gerá-las e gerí-las, assim como o racismo, a exclusão de deficientes físicos e mentais, o proselitismo religioso. Armas de quem é frágil demais para lidar com as diferenças, e tapado demais para pensar de maneira autônoma em relação aos meios de comunicação e aos interesses das muitas indústrias que lucram com as neuras humanas.
    É extremamente angustiante perceber que os tempos atuais são realmente os "tempos líquidos" de Baumann, nos quais o ser humano não tem mais estofo intelectual e moral para pensar por si só, analisando e criticando a realidade de forma a retalhá-la e construir um mundo mental e relacional saudável. A sociedade está doente porque o indivíduo tornou-se acomodado e preguiçoso, buscando sempre o caminho mais cômodo e fácil, mas nem por isso o mais suave: abrir mão da independência do pensamento e da construção do seu próprio  mundo. As pontes ruíram...

Nenhum comentário:

Postar um comentário