domingo, 29 de maio de 2011

A receita para melhorar a educação - como implantar os itens de excelência?




No artigo “A Receita para Melhorar a Educação Pública”, reproduzi a palestra do professor Celso Antunes, proferida no XI Congresso de Trabalhadores em Educação de Roraima, enumerando os itens encontrados nas Escolas públicas chamadas de “ilhas de excelência”.

Concluí o texto afirmando que os governos devem refletir sobre como implantá-los em todas as Escolas públicas do País. Neste artigo, apresento sugestões de como fazê-lo com base nas minhas próprias aspirações de professor com mais de 20 anos de magistério.

Para que tenhamos gestores Escolares competentes, com o perfil descrito por Antunes, é necessário, primeiro, que se mude o atual modelo de gestão. Urge cumprir a Lei 9394/96, que prevê uma gestão democrática, implantando eleição direta com critérios predefinidos que impeçam manipulações político-partidárias e a eleição de pessoas sem a menor qualificação profissional.

Em segundo lugar, é preciso que o gestor passe por uma avaliação periódica de desempenho, a exemplo do que já ocorre com o professor, e receba treinamento para corrigir eventuais falhas administrativas.

Para que tenhamos professores criativos e eficientes, capazes de envolver até mesmo aqueles alunos mais indisciplinados e/ou indiferentes, é necessário que se mude a grade curricular dos cursos de formação docente, transferindo a ênfase da teoria para a prática pedagógica, com suporte metodológico inovador e diversificado.

É preciso, por conseguinte, que o professor receba valorização profissional, com alívio da carga horária, salário igual ou superior, por exemplo, ao dos profissionais de carreira do Judiciário, financiamento de sua formação continuada e condições dignas de trabalho.

Para que os funcionários de apoio atuem como educadores, é necessário que sejam valorizados com boa formação acadêmica e com planos de carreira promissores.

É inadmissível que os serviços de apoio técnico nas Escolas sejam terceirizados ou que os profissionais concursados recebam um salário mínimo ou pouco mais que isso, como vem ocorrendo em todos os níveis de governo.

Para que os pais participem da vida Escolar de seus filhos, não basta haver bons gestores, excelentes professores e eficientes funcionários de apoio, é necessário também que a conjuntura social e econômica seja favorável. Os governos têm a obrigação de fomentar a geração de emprego e renda, ao invés de manter programas assistencialistas.

A carência financeira impele pais a buscarem mais de um subemprego para garantir, pelo menos, duas refeições diárias aos filhos. É claro que isso não justifica a alienação em relação ao acompanhamento da vida Escolar, mas explica, em muitos casos.

Para que a avaliação seja completa e ampla, é necessário que o professor tenha boa formação – isso já foi discutido no terceiro parágrafo. Mas é preciso também que se defina um padrão mínimo de qualidade para cada série e um sistema eficaz de acompanhamento dos alunos que apresentem deficiência de aprendizagem, a fim de promover o nivelamento das turmas.

Não é concebível, por exemplo, que um aluno conclua a quarta série do ensino fundamental sem conhecer as quatro operações e sem saber ler e escrever um simples texto.

Como se pode depreender, não dá para transferir os cinco itens de excelência para todas as Escolas por decreto, como num passe de mágica. É preciso, acima de tudo, vontade política.

Sem dúvida que isso passa também pelo combate à corrupção, pelo aumento do percentual do PIB destinado à Educação, de 5% para 10%; pela distribuição justa dos recursos nos três níveis de ensino (a maior parte do dinheiro hoje vai para o nível superior) e pelo equilíbrio de investimentos entre os três níveis de governo (o governo federal é o que mais arrecada e o que menos investe).

Professor Antonio de Souza Matos - matoseluiza@yahoo.com.br
Fonte: blog Escola Pra Quê.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Visões Sobre a Violência


  • "Na violência, esquecemos quem somos." (Mary McCarthy)
  • "A violência é o último refúgio do incompetente." (Isaac Asimov)
  • "A violência é sempre terrível, mesmo quando a causa é justa." (Friedrich Von Schiller)
  • "A violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade do ser humano." (Papa João Paulo II)
  • "A não-violência requer muito mais que coragem do que a violência." (Mahatma Gandhi)
  • "A violência é uma questão de poder. As pessoas se tornam violentas quando se sentem impotentes." (Andrew Schneider)
  • "A violência não é força, mas fraqueza, nem nunca poderá ser criadora de coisa alguma, apenas destruidora." (Benedetto Croce)
  • "A violência faz-se passar sempre por uma contra-violência, quer dizer, por uma resposta à violência alheia." (Jean-Paul Sartre)
  • "Saber resistir à violência é forte, mas vulgar; saber resistir à calúnia e aos motejos é maior esforço e mais raro." (Alexandre Herculano)
  • "Uma das coisas importantes da não-violência é que não busca destruir a pessoa, mas transformá-la." (Martin Luther King)
  • "A não-violência nunca deve ser usada como um escudo para a covardia. É uma arma para os bravos." (Mahatma Gandhi)
  • "A não-violência leva-nos aos mais altos conceitos de ética, o objetivo de toda evolução. Até pararmos de prejudicar todos os outros seres do planeta, nós continuaremos selvagens." (Thomas Edison)
  • "A violência que fala é já uma violência que procura ter razão; é uma violência que se coloca na órbita da razão e que começa já a negar-se como violência." (Paul Ricoeur)
  • "A não-violência e a covardia não combinam. Posso imaginar um homem armado até os dentes que no fundo é um covarde. A posse de armas insinua um elemento de medo, se não mesmo de covardia. Mas a verdadeira não-violência é uma impossibilidade sem a posse de um destemor inflexível." (Mahatma Gandhi)
  • "Nunca use violência de nenhum tipo. Nunca ameace com violência de nenhum modo. Nunca sequer tenha pensamentos violentos. Nunca discuta, porque isto ataca a opinião do outro. Nunca critique, porque isto ataca o ego do outro. E o seu sucesso está garantido." (Mahatma Gandhi)
  • "Existem três tipos de violência: um, pelos nossos atos; dois, pelas nossas palavras; e três, pelos nossos pensamentos. A raiz de toda violência está no mundo dos pensamentos, e é por isso que treinar a mente é tão importante." (Eknath Easwaran)
  • "A não-violência absoluta é a ausência absoluta de danos provocados a todo o ser vivo. A não-violência, na sua forma ativa, é uma boa disposição para tudo o que vive. É o amor na sua perfeição." (Mahatma Gandhi)
  • "Querer saber - o que parece tão difícil - se não é errado, entre tantos seres vivos que praticam a violência, ser o único ou um dos poucos não violentos, não é diferente de querer saber se seria possível ser sóbrio entre tantos embriagados, e se não seria melhor que todos começassem logo a beber." (Leon Tolstoi)
  • "A não-violência é a mais alta qualidade de oração. A riqueza não pode consegui-la, a cólera foge dela, o orgulho devora-a, a gula e a luxúria ofuscam-na, a mentira esvazia-a, toda a pressão não justificada a compromete." (Mahatma Gandhi)
  • "A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota." (Jean-Paul Sartre)
  • "Eu sou contra a violência porque parece fazer bem, mas o bem só é temporário; o mal que faz é que é permanente." (Mahatma Gandhi)
  • "Violência! Violência! Quem não é capaz de se opor à violência? O que chamamos de violência não é nada; a sedução é a verdadeira violência." (Gotthold Lessing)
  • "Todos os seres vivos tremem diante da violência. Todos temem a morte, todos amam a vida. Projete você mesmo em todas as criaturas. Então, a quem você poderá ferir? Que mal você poderá fazer?" (Buda)
  • "Apenas a violência pode servir onde reina a violência, e apenas os homens podem servir onde existem homens." (Bertolt Brecht)
  • "A perseverança é mais eficaz do que a violência, e muitas coisas que, quando reunidas, são invencíveis, cedem a quem as enfrenta um pouco de cada vez." (Plutarco)
  • "Para tornar-se verdadeira força, a não-violência deve nascer do espírito." (Mahatma Gandhi)



segunda-feira, 23 de maio de 2011

Mudança de mãos...

    Tem tido grande repercussão um vídeo onde a professora do Rio Grande do Norte, Amanda Gurgel, descreve as agruras pelas quais passam os professores do referido Estado, mas que, infelizmente, também são as que os professores do restante do nosso país vivenciam.
     Se estas verdades ditas são tão óbvias, porque não vemos mudanças na educação pública brasileira?
     Se os administradores públicos falam tanto em educação pública de qualidade, por que não vemos mudanças?
     Porque estas mudanças estão, justamente, nas mãos destas pessoas.
     Contraditória realidade? Não, realidade bem condizente com quem muito fala para disfarçar o não querer.



quarta-feira, 18 de maio de 2011

A Águia e a Galinha, Uma Metáfora da Condição Humana

    Eis um livro extremamente interessante, de autoria de Leonardo Boff. Dele extraio uma estória, de um educador e líder político de Gana, James Aggrey:
    "Era uma vez um camponês que foi à floresta vizinha apanhar um pássaro para mantê-lo cativo em sua casa. Conseguiu pegar um filhote de águia. Colocou-o no galinheiro junto com as galinhas. Comia milho e ração própria para galinhas. Embora a águia fosse o rei/rainha de todos os pássaros.
    Depois de 5 anos, este homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista:
-Esse pássaro aí não é galinha. É uma águia.
-De fato- disse o camponês. É águia. Mas eu criei-a como galinha. Ela não é mais uma águia. Transformou-se em galinha como asoutras, apesar das asas de quase três metros de envergadura.
-Não- retrucou o naturalista. Ela é e será sempre uma águia. Pois tem um coração de águia. Este coração a fará um dia voar às alturas.
-Não, não- insistiu o camponês. Ela virou galinha e jamais voará como águia.
    Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e desafiando-a disse:
-Já que você de fato é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, então abra suas asas e voe!
    A águia ficou sentada sobre o braço estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas.
    O camponês comentou:
-Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha!
-Não- tornou a insistir o naturalista.. Ela é uma águia. E uma águia será sempre uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã.
    No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no telhado da casa. Sussurrou-lhe:
-Águia, já que você é uma águia, abra suas sasa e voe!
    Mas quando a águia viu lá embaixo as galinhas, ciscando o chão, pulou e foi para junto delas.
    O camponês sorriu e voltou à carga:
-Eu lhe havia dito, ela virou galinha!
-Não-respondeu firmemente o naturalista. Ela é águia, possuirá sempre um coração de águia. Vamos experimentar ainda uma última vez. Amanhã a farei voar.
    No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram a águia, levaram-na para fora da cidade, longe das casas dos homens, no alto de uma montanha. O sol nascente dourava os picos das montanhas.
    O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe:
-Águia, já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à Terra, abra suas asas e voe!
    A águia olhou ao redor. Tremia como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do Sol, para que seus olheos pudessem encher-se da claridade solar e da vastidão do horizonte.
    Nese momento, ela abriu suas potentes asas, grasnou com o típico Kau-Kau das águias e ergueu-se, soberana, sobre si mesma. E começou a voar, a voar para o alto, a voar cada vez para mais alto. Voou... voou... até confundir-se com o azul do firmamento..."

terça-feira, 17 de maio de 2011

Tenta Esquecer-me (Mário Quintana)



Tenta esquecer-me… Ser lembrado é como evocar
Um fantasma… Deixa-me ser o que sou,
O que sempre fui, um rio que vai fluindo…
Em vão, em minhas margens cantarão as horas,
Me recamarei de estrelas como um manto real,
Me bordarei de nuvens e de asas,
Às vezes virão a mim as crianças banhar-se…
Um espelho não guarda as coisas refletidas!
E o meu destino é seguir… é seguir para o Mar,
As imagens perdendo no caminho…
Deixa-me fluir, passar, cantar…
Toda a tristeza dos rios
É não poder parar!

sábado, 14 de maio de 2011

Gente de Campos...

Iniciando esta sequência, Grace Castro, campista radicada em Niterói, cantora lírica, professora de técnica vocal de coros do sistema Petrobras e diretora pedagógica do Programa Aprendiz- Música na Escola.






terça-feira, 10 de maio de 2011

Princesas

    Ultimamente tem sido cada vez mais fácil observar o fenômeno da transformação dos nossos filhos em pequenos, mas vorazes consumidores. Meninas têm sido as vítimas mais frequentes da inconsequência e inobservância da realidade por seus pais.
    Crianças de 4 anos utilizando saltos altos como se fossem adultas; mães carregando junto à si pequenas cópias de si mesmas; padronização de roupas e acessórios, em termos de tom (geralmente o rosa) e marca.
    O maior erro dos pais é vincularem afetividade à toda e qualquer coisa que comprem para os seus filhos. Esclarecendo: todos nós sabemos que, pelo próprio processo de crescimento, crianças necessitam de roupas e calçados com certa frequência. Porém o erro está nos excessos, pois, mesmo sabendo que a criança os utilizará por um período pequeno, pais adquirem uma variedade extrema deles, inculcando nos filhos a lição do "ter muito".
    Presentes só podem ser dados em datas especiais- aniversário, dia da criança e natal. Fora disto, os pais devem comprar roupas e calçados de forma discreta e racional, colocando-os no uso sem afirmarem para a criança que aquilo é um presente. Esta atitude desvincula o emocional- "prazer por ter"- dos objetos, reafirmando-os como tal: meros objetos de uso cotidiano.
    Agora, se você acha natural  ou necessário presentear seu filho o tempo todo, então crie um outro tipo de valor para ele: presentei-o sempre com um livro. Há livros adequados para todas as idades, e, além de não condicionar seu rebento ao consumismo, você ainda o estará abastecendo de informações preciosas para sua vida, além de estar criando nele o saudável hábito da leitura.
    Não tenha dúvidas: é melhor transformar sua filha em uma intelectual do que numa "princesa familiar".

domingo, 8 de maio de 2011

AMPLA

    São cinco e vinte da manhã, e em minha casa a energia está em "meia fase". Acho que o aparelho de ar condicionado queimou, tive que levantar as pressas para desligar os outros aparelhos.

    Todo amanhecer a energia elétrica varia muito na minha rua. Sei disso porque os estabilizadores dos computadores "batem" o tempo todo. Em outras casas da rua acontece a mesma coisa.

    Esta estória da Ampla de dizer que é só provar que aparelho queimou com a variação da luz que ela repõe não é tão simples. O aborrecimento fica aonde? Queria saber até quando teremos que suportar este tipo de serviço.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

A briga do rochedo contra o mar...

    Nesta estória da troca de farpas entre Clarissa Garotinho e Cidinha Campos, não me interessa quem tem ou não razão. O que me interessa é que o tempo de trabalho de ambas está sendo gasto com isto, enquanto há assuntos públicos que urgem.
   Os interesses do povo ficam como o marisco na luta do rochedo contra o mar.
    Nobres representantes do povo: representem-no.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Tão antiga, mas tão atual...

Geração Coca-Cola
(Renato Russo)
Quando nascemos fomos programados
A receber o que vocês nos empurraram
Com os enlatados dos USA, de 9 às 6.
Desde pequenos nós comemos lixo
Comercial e industrial.
Mas agora chegou nossa vez-
Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês.

Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Nós somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola.

Depois de vinte anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser?
Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então, vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis.


segunda-feira, 2 de maio de 2011

Vida X Morte



Realmente, tem andado meio difícil assistir televisão nos últimos dias. Parece que o que era exceção tem virado regra: coisas de espantar, como “filhos” em lixeiras, filhotes de cachorro queimados, extermínio de alunos em uma escola, ou seja, violência sempre em seu pior aspecto, o da crueldade por prazer; do egoísmo em seu estado mais apurado.
Mas, há duas coisas nisto tudo que, infelizmente, não têm chamado atenção, não têm conseguido emergir acima do escândalo, do “show business” das notícias: em primeiro lugar, a comoção das pessoas com as vítimas, sinal de que ainda há alguma esperança nisto tudo, ainda há humanidade na humanidade; segundo, o triunfo da vida à revelia da vontade de morte.
É o caso de um bebê recém-nascido do sexo masculino, ainda com cordão umbilical, que foi encontrado em uma sacola plástica em uma lixeira em Guarulhos, no bairro Jardins Picanço. A Polícia Militar foi chamada por uma senhora que encontrou a criança. De acordo com a PM, o bebê, que tem aproximadamente 3,5 kg, está em observação e não corre risco de morrer. A ocorrência foi encaminhada ao 2º DP de Guarulhos.
Outro caso foi de uma menina recém-nascida, achada dentro de uma lixeira no bairro Areia Branca, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O bebê foi encontrado por uma mulher. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a criança estava suja de sangue e com o cordão umbilical. A menina pesa 1,5 kg e seu quadro de saúde é estável. Ela está internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Neo-Natal do hospital Pedro II, em Santa Cruz, na zona oeste da capital.
Um filhote de pit bull foi encontrado com o corpo todo queimado em um matagal perto de uma linha férrea em Jaguariúna (a 113 km de São Paulo), e está sendo disputado por interessados em adotá-lo. A suspeita é de que o cão tenha sido queimado com óleo quente. Ele recebeu o nome de Burne pela equipe veterinária que está realizando os tratamentos.
Como podemos perceber, à revelia da vontade dos agressores, a vida triunfou, pois a vontade de vida está sempre acima do desejo de morte. O exemplo e a mensagem dos casos falam mais alto e claro do que os atos condenáveis geradores dos fatos.